Purê de maçã (applesauce)

Wednesday, November 6, 2013

Adoro fazer purê de frutas, especialmente maçã e pêra, e (a vida permitindo) toda segunda-feira eu preparo uma receita para a Cecília poder comer durante o grupo de pais que eu participo e que acontece na escola do David às terças-feiras. Ela adora e quando sobra eu raspo o prato. :-P Geralmente faço de uma única fruta, mas já fiz com frutas silvestres, ameixa seca, pêssego, sendo a combinação de pêra, maçã, canela e mel a nossa favorita. 

Os purês sempre fizeram parte do cardápio dos bebês baião e foram sempre muito bem recebidos não só pelo sabor agradável, mas por serem leves e de fácil digestão. Para esta receita usei a variedade "heirloom cox orange pippin" cultivada no estado de Vermont que eu encontrei na bancada de frutas da região e fiquei com vontade de provar. A cox pippin é uma maça antiga, do século XVIII, cuja casca aveludada esconde uma carne firme e um sabor inusitado que lembra muito o da pêra. Pode ser comida tanto in natura, quanto cozida. 

Ingredientes:

2 kg de maçãs (Fuji, Granny Smith, McIntosh) lavadas, cortadas e descascadas

Suco de um limão fresco

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

1 1/4 de xícara de chá de água

Açúcar mascavo ou mel a gosto (pule este ingrediente se estiver preparando para bebês novinhos) 

Modo de preparo:

Coloque as maçãs, o suco de limão, a canela, o extrato de baunilha, a água e o mel em um pote e misture. Transfira para uma panela e cubra misturando de vez em quando até levantar fervura. Quando ferver diminua a temperatura para o mínimo e cozinhe até amolecer, uma meia hora ou mais dependendo do fogão. 

Deixe esfriar e guarde em uma jarra de vidro na geladeira.

4 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...