Sopa de batata e alho-poró com pão de milho

Monday, November 4, 2013

Esfriou bastante nesta última semana e é de se esperar que a mudança no clima traga mudanças no nosso cardápio também. A própria cesta que ajudamos a  colher toda semana mudou, está com cara de outono. Além das abóboras, raízes e folhas verdes, temos colhido muito alho-poró que eu adoro incorporar nos mais variados pratos, incluindo feijão. Combinação inusitada que eu adoro. :-)

Um sábado desses alguém que trabalha na fazenda mencionou qualquer coisa sobre a famosa potato and leek soup e eu na mesma hora fiz um lacinho na ponta da memória para não esquecer. Eu que já vinha usando o alho-poró adoidado adorei a ideia de fazer finalmente uma receita mais tradicional em que ele reinasse.

Então quando esfriou eu soltei o laço e preparei a tal sopa. Uma das sopas mais delicadas e reconfortantes que eu já preparei nestes últimos anos. Para acompanhar assei um pão de milho com queijo cheddar que queria fazer desde que comprei o livro Share. As crianças não curtiram o pão tanto quanto nós dois e sobrou um pedação para tomar com café no dia seguinte. ;-)

A sopa

Ingredientes:

2 cenouras grandes

2 talos de alho-poró

2 cebolas médias ou 1 grande

2 dentes de alho

3 batatas grandes

Azeite de oliva extra virgem

Sal marinho

Pimenta

1.5 - 1.8 litros de caldo de frango ou vegetais de preferência caseiro

Modo de preparo:

Descasque e corte as cenouras. Faça o mesmo com as cebolas e as batatas (não se esqueça de colocá-las de molho em um pote com água até a hora de usá-las). Corte as extremidades do alho-poró e fatie em rodelas de 1cm mais ou menos. Lave bem para eliminar qualquer resquício de terra que tenha se escondido entre as folhas. Descasque e corte o alho em fatias. 

Aqueça uma panela em fogo médio alto e adicione duas colheres de azeite orgânico extra virgem cuidando para não queimar o azeite. Refoque a cebola e em seguida o alho. Diminua a temperatura para fogo médio. Adicione a cenoura, o alho-poró e a batata. Tempere com sal. Misture bem e cozinhe por mais ou menos 10 minutos com a tampa semi-aberta até as cenouras ficarem macias e os outros ingredientes dourarem um pouco.

Enquanto isso aqueça o caldo de frango ou vegetais em um panela, aproximadamente 1.8 litros. Eu uso o suficiente para cobrir os legumes, quando não tenho o tanto que preciso de caldo adiciono água até completar. Adicione o caldo na mistura de vegetais e misture bem. Deixe ferver e então diminua completamente o fogo. Cubra a panela e cozinhe até os vegetais ficarem macios.

Sirva desta maneira ou bata toda a sopa no liquidificador. Como eu já tinha um peito de frango preparado e temperado decidi adicioná-lo à sopa, fritando junto com as cebolas no começo da receita. Bão demais...

O pão de milho

Ingredientes:

3/4 de xícara de chá de farinha de trigo espelta

1 colher de sopa de fermento em pó

1/4 de colher de chá de sal

2/3 de xícara de chá de fubá

2/3 de xícara de chá de queijo cheddar ralado

Uma pitada de pimenta vermelha

2 ovos batidos

1 1/4 de xícara de leite integral orgânico

4 colheres de sopa de manteiga, extra para untar

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 200°C. Unte uma fôrma para pão com manteiga. Coloque o trigo, o fermento, o sal e o fubá em uma vasilha grande, adicione o queijo cheddar ralado e a pimenta e mexa bem com as mãos até que o queijo esteja bem distribuído.

Faça um buraco no centro e coloque os ovos levemente batidos, o leite e a manteiga derretida. Misture tudo com uma colher de madeira. Coloque a mistura na fôrma untada e asse por 45 minutos até ficar dourado e firme ao toque.

Deixe esfriar na própria fôrma antes de desenformar. Corte em fatias e sirva morno ou frio.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...