One pot pasta disaster ou como cozinhar uma bela gororoba com receita que dá certo no final

Thursday, January 2, 2014

Pensa em uma receita simples. Pensou?
One pot pasta. Sim, aquela macarronada fácil e faceira em que você cozinha todos os ingredientes juntos numa panelona e cujo resultado não fica devendo nada para as cantinas do Bexiga. Há várias receitas por aí. A da Fer e a da Martha são lindas e foram as que eu usei quando decidi fazê-la pela primeira vez e cuja receita eu registro abaixo. E como deu super certo e ficou saborosa eu não pensei duas vezes quando me ocorreu de fazê-la outra vez.

Resfriada e sem ânimo, em outras palavras, largada no sofá, me dei conta de que já havia passado das seis horas e que logo logo as barriguinhas do baião de cinco iam começar a clamar pelo jantar.
Sem espaguete na dispensa tive de pensar rápido em um substituto à altura até porque já havia encasquetado com a ideia de fazer a tal one pot pasta. Pensei Soba.

Meu erro. A receita estava fadada ao fracasso desde o princípio, pois o Soba cozinha em pouco tempo e solta muito amido. Gripe neblina meu cérebro e faz de mim uma mãe menos paciente e uma cozinheira menos cuidadosa. A receita original leva em torno de 10 minutos para ficar pronta, então imaginem o delicado Soba cozinhando por 10 m i n u t o s??? Gororoba, uma cola de temperos, medusa veio para o jantar.

Tristeza, viu...
O meu sogro comeu por educação. A Estela em consideração. O David cuspiu impropérios. A Cecília comeu da fome que estava e o Antonio agradeceu, "thanks, but no thanks". Portanto aventurem-se pelo mundo das massas-numa-panela-só mas não tentem dar de MacGyver como eu fiz porque MacGyver só tem um.

Ingredientes:

350gr de linguine ou espaguete

350gr de tomates cereja cortados ao meio

1 cebola em fatias finas
4 dentes de alho cortado em fatias finas

1/2 colher de chá de de pimenta vermelha em flocos

2 raminhos de manjericão

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva

Sal grosso e pimenta moída na hora

4 e 1/2 xícaras de água

Queijo parmesão ralado na hora, para servir

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque tudo cru: o macarrão, o tomate, a cebola, o alho, a pimenta em flocos, o manjericão, o azeite, 2 colheres de chá de sal, 1/4 colher de chá de pimenta do reino moída na hora e a água. Leve para ferver em fogo alto. Quando ferver, vá mexendo e virando a pasta frequentemente, até que a massa fique cozida al dente e água tenha evaporado quase toda, mais ou menos uns 10 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida com queijo parmesão fresco.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...