Convidada especial e muffins de banana

Wednesday, April 9, 2014

Muitos blogs que acompanho, especialmente aqui nos states, têm o hábito de trazer convidados para compartilhar suas experiências múltiplas dentro e fora de casa, com ou sem filhos, mestres em sanduíches ou top chefs... e  eu acho bem legal porque traz sempre algo novo, novos ares para o blog e pontos de vista diferentes. Então que me bateu uma vontade de dar uma de blogueira famosa e convidar alguns ilustres amigos. ;-)
A Iza e eu temos mais em comum que apenas o nome, mas foi só de uns anos pra cá que a nossa amizade criou raízes. Desde então tem sido muito gostoso. A Iza manda muito bem na arte de pilotar o fogão, no behind the scenes do fogão, preps e tal, e vocês a encontrarão por aqui mais vezes. Quem sabe não a convenço de aliar sua paixão pela música com a culinária. :-P

Iza por Iza

Desde que me entendo por gente gosto de comida e de cozinha. Minhas lembranças de infância envolvem tardes na cozinha com as mulheres da família, fazendo fios de ovos, puxando bala de coco, batendo maionese caseira no liqüidificador vermelho e comendo manga verde com sal. Um tempo maravilhoso para ser pivetinha. Ainda bem que eu ainda tenho o cassoulet da minha mãe. Todo dia eu cozinho, por necessidade e por prazer, assim vão surgindo idéias, o aprendizado aumenta e as barriguinhas famintas agradecem. 
Uma vez ouvi um musico que eu gosto muito falando que a mostarda divide a infância da vida adulta, achei engraçado, eu sempre gostei de mostarda.

A primeira receita veio de uma amiga querida, é um muffin de banana extremamente adaptável. Bom para quem quer inventar e também para usar o que tem em casa de bobeira. Eu já fiz com nozes, chocolate branco, geléia de morango, macadamias, coco.. Aqui vale quase tudo. Ao longo do tempo fui modificando os ingredientes básicos para deixar o bolinho um pouco mais saudável. 

Muffin de banana

Ingredientes:

3 bananas maduras amassadas (qualquer tipo, quanto mais madura mais presente o gosto da fruta no final)

1 ovo caipira

3/4 xícara de mel, melado, agave ou açúcar orgânico

1 colher de sopa bem cheia de gordura de coco, tem que derreter (pode usar manteiga também)

1 colher de chá de sal marinho

1 colher de chá de bicarbonato do sódio

1 colher de chá de fermento em pó

1 xícara de trigo vermelho - espelta (quem não tiver poder usar o normal mesmo)

1 xícara de amêndoa triturada

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha (opcional)
 
Modo de preparo:

Para fazer é facil, bater os ovos com mel, gordura de coco, baunilha e banana. Em outra tigela misturar os ingredientes secos, peneirados, depois é so juntar tudo. O segredo do muffin é não mexer muito, só até agregar mesmo, nada de ficar batendo massa igual a gente faz com bolo. 

Eu costumo usar forminhas próprias para forno porque acho mais pratico. Se não for usar tem que untar bem a forma.
Asso em forno médio por uns 30 minutos, depende muito de cada forno.

Usei o resíduo da amêndoa que sobrou quando fiz leite de amêndoa, a adaptação surgiu da necessidade de usar o "bagaço" e eu gostei bastante do resultado. A amêndoa pode ser substituída tranqüilamente por 1/2 xícara de trigo, ai eu aconselho a aumentar um pouco a quantidade de gordura, usar 2 colheres. 
Para quem não pode comer glúten uma opção é usar farinha de coco e um pouco de coco ralado. Já testei e o resultado foi aprovado pelo pessoal. O bolinho não fica com aquela estrutura mas o sabor é maravilhoso. Nesse caso tem que usar forminha.

Com essa base dá para adicionar quase tudo, vai da vontade do freguês. 
Uma outra idéia testada e aprovada é diminuir o mel da receita para 1/2 xícara, fica ótimo para comer com manteiga. 

Muito obrigada pela participação, Iza. Farei para a nossa road trip na próxima semana. As bananas estão quase no ponto. :-)

2 comments:

  1. A Iza eu conheço faz tempo, e tenho a sorte de ser alimentada por ela. Inclusive já comi algumas vezes esse muffin. Delícia, realmente.
    A Isa eu ainda não conheço, mas adorei o blog e a parceria. Favoritei! =D

    ReplyDelete
  2. Brigadão, "pequenashistorias". Adorei a visita.
    Nossos muffins, depois de um pequeno acidente, ficaram prontos e estão esperando para serem devorados. :) Volte sempre!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...