Antes tarde do que nunca! A receita do bolo de amêndoas, azeite e laranja

Thursday, December 19, 2013

Agora sim a receita de bolo sans glúten mais bonita e delicada que eu já fiz e provei conforme eu havia prometido e que foi aprovada pelo David logo na primeira garfada: - mamãe, faz de aniversário esse bolo mamãe?

Receita perfeita para ser servida nesta época de festas no lugar da tradicional torta de nozes que apesar de ser muito gostosa é muito pesada.

Ingredientes:

3/4 de xícara de farinha de amêndoa (ou amêndoas)

3/4 de xícara de farinha de arroz

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal

3 ovos separados

3/4 de xícara de chá de açúcar

1/2 xícara de chá de azeite de oliva extra virgem leve e frutado

2 colheres de chá de extrato de baunilha

1/2 colher de chá de extrato de amêndoas

Raspas frescas da casca de duas laranjas (e extra para decorar o bolo)

1/2 xícara de chá de suco de laranja

1/4 de xícara de chá de Xerez ou vinho para cozinhar

Para servir:

Amêndoas lamimadas

Creme fresco ou creme tipo chantilly levemente doce

Frutas silvestres

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de fundo removível redonda para bolo e cubra a base com papel manteiga.
Caso não esteja usando a farinha de amêndoas faça o seguinte, em fogo médio, toste as amêndoas até que fiquem douradas. Quando estiverem frias passe-as em um processador de alimentos até formarem uma farinha fina.

Em uma tigela, passe na peneira a farinha de arroz, de amêndoas, o bicarbonato de sódio e o sal. Enquanto isso, em uma outra tigela, bata as gemas por aproximadamente um minuto até ficarem amarelo clarinho. Adicione o açúcar e bata por mais 2-3 minutos. Adicione o azeite e continue batendo devagar. Em seguida acrescente o extrato de baunilha, de amêndoas, as raspas da laranja o suco de laranja e o Xerez. Por fim, incorpore os ingredientes secos mexendo cuidadosamente.

Separadamente, bata as claras até que comecem a formar picos. É muito importante que o recipiente a ser usado e os batedores estejam bem limpos. Com a ajuda das mãos (seguindo a dica da receita original e minha experiência sensorial positiva) misture as claras com a mistura do bolo acima. Transfira para a forma e asse entre 30-40 minutos até que um palito inserido no meio saia limpo.

Deixe o bolo esfriar por aproximadamente 15 minutos. Em seguida passe uma faca ao redor da borda para ajudar a soltar o bolo da fôrma e cuidadosamente inverta-o sobre um pano de prato limpo. Esta é a hora de retirar o papel manteiga da base. Feito isso inverta-o novamente com a ajuda de um prato ou descanso para bolos. Decore com as lâminas de amêndoas e sirva com o creme de chantilly se preferir.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...