Fermentando rabanetes

Thursday, October 10, 2013

A quantidade de rabanetes que colhemos na fazenda na primavera e outono chega a me dar um pouco de ansiedade porque ninguém nesta casa é fã deles e eu sei que vou ter de quebrar a cabeça e comer todo santo dia para não perdê-los. Também não adianta oferecer para os vizinhos. Uma delas só compra industrializados e a outra, quando ofereci, me explicou dizendo que só ela comia etc etc etc, ou seja, entendi que não queria nadica de nada. Uma pena que o sogrinho não possa ficar conosco toda a temporada de colheita porque ele daria conta dos rabanetes com o maior prazer. :-)

Eis a nossa realidade. Rabanetes fatiados na salada. Rabanetes no suco de laranja e vegetais. Rabanete assado com frango (ato de desespero!). E finalmente rabanetes fermentados. Exclamações. Uma óde aos bulbos vermelhos picantes & meu jeito favorito de consumi-los justamente porque atenua o sabor destas lindezas e auxilia na digestão. As crianças ainda acham "muito forte" ou "azedo" mas eu continuo oferecendo, pois foi assim que a Cecília provou e comeu uma rodela inteirinha mais de uma vez. ♥

Para aprender mais sobre a arte da fermentação:

Fermentando vegetais e frutas - Parte I

Fermentando vegetais e frutas - Parte II

Conserva de pepino - minha favorita!

Ingredientes:

3 1/2 xícaras de rabanetes fatiados

2-3 dentes de alho descascados

3 colheres de sopa de sal marinho

4  xícaras de água

Modo de preparo:

Lavar bem o pote de vidro que será usado para a conserva. Preparar a solução salina misturando o sal e a água até que o sal tenha se dissolvido completamente.

Arrumar os rabanetes e dentes de alho no pote e cobrir com a solução de água e sal  deixando de um a dois dedos sem água até a abertura do pote.

Colocar um peso sobre a solução salina que pode ser uma tampa de plástico (se possível livre de BPA) ou uma pedra que tenha sido fervida e deixada esfriar completamente. O peso evita que os rabanetes entrem em contato com o ar e criem mofo.

Feche bem o pote e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por no mínimo 3 dias e no máximo uma semana, experimentando para ver se está no "nível de azedo" que você gosta. Abra diariamente para deixar o pote "arrotar" o gás acumulado no processo (dióxido de carbono) e evitar que o mesmo exploda durante a noite. ;-) Calma, acontece raramente.

3 comments:

  1. Ola,
    Gostaria de saber se a agua precisa ser quente?como nos pepinos?e ao inves de rabanetes posso fazer com aquelas cebolas pequenas?
    Obrigada!Muito legal seu blog!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Karina. A água pode ser esquentada para facilitar que o sal dissolva mais rápido, porém quando for adicionada aos rabanetes precisa ter esfriado ou se encontrar na temperatura ambiente.
      Pode sim, mas como nunca fiz não sei dizer quanto tempo deve ficar fermentando. Se você fizer passa aqui pra me contar.
      Obrigada pelo comentário. :)

      Delete
  2. Oi, por favor, ao tratar os rabanetes, precisa remover a pele?
    Outra pergunta, após a fermentação precisa levar para a geladeira?e quanto tempo é a validade?
    Grato pela atenção que me for dispensada.
    Jarbas Pantoja

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...