Bolo de chocolate e abobrinhas

Tuesday, September 10, 2013

Esta receita deliciosa e substanciosa foi inspirada no Chocolate Zucchini Bread da talentosa Elise. Ela rende dois bolos (fôrma para pão) e pode ser congelada com sucesso. As crianças adoram levar de lanche para a escola ou comer depois da refeição como sobremesa. Sem dúvida um bolo de chocolate com um algo a mais.

Minhas alterações de sempre: em vez da farinha branca processada →trigo vermelho/espelta (spelt) e no lugar do açúcar refinado → rapadura granulada (sucanat). O trigo vermelho teve sua origem há mais de 8 mil anos e ainda conserva suas características originais por não ter sofrido hibridação. Portanto se trata de uma farinha mais rica e complexa do ponto de vista nutricional. Além destas qualidades, o trigo espelta substitui facilmente as receitas que pedem farinha branca ou integral. Tudo de bom.

Ingredientes:

4 xícaras de abobrinhas descascadas e raladas que equivale a mais ou menos 4 abobrinhas italianas (pode ser com casca mas a turminha curte sem)

2 1/2 xícaras de farinha de trigo espelta

1/2 xícara de cacau puro em pó - the real deal

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio 

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

1 1/2 xícara de rapadura granulada (sucanat)

2 ovos

3/4 xícara de manteiga derretida (12 colheres de sopa ou 1 1/2 barra)

1/2 colher de chá de extrato de amêndoa

Modo de preparo:

Coloque a abobrinha ralada em uma peneira e deixe escorrer o excesso de água. 

Aqueça o forno na temperatura de 180ºC (350ºF) e unte duas fôrmas para pão com manteiga e trigo.

Misture com vigor a farinha espelta, o cacau, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela em pó até que não haja mais pelotas.

Em um pote separado bata bem os ovos com a rapadura granulada até formar um creme uniforme. Nesta estapa você pode usar tanto a mão quanto a batedeira. Adicione a manteiga derretida e o extrato de amêndoa e misture.

Transfira as abobrinhas para esta mistura de ovos com açúcar e mexa para incorporar os ingredientes. Adicione os ingredientes secos devagar em 3 etapas, mexendo sem parar. 

Divida a mistura pronta entre as duas assadeiras. Não demore nesta etapa pois quando os ingredientes secos se misturam com os molhados o processo de levedura se inicia.

Leve ao forno e asse por 50 minutos ou até que um palito inserido no meio saia fácil e limpo. Espere esfriar para desenformar e partir.


{de aparência rústica, porém macios}


No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...