Natal, boa comida e companhia

Friday, December 27, 2013

3 horas
um galo bica o olho
e cisca o silêncio da casa

(letra e verso da vida
no sexo mediador da palavra)
Sônia Régis em efeitos do (in) significante

Trabalhei até tarde na véspera do Natal tal qual o Fernando Silva que dirige o hospital de crianças no conto Noite de Natal do Galeano. Trabalhei para dar sentido, para desconstruir a expectativa que eu emprestei do coletivo e que me veste apertada. Para ver se desta vez o nosso Natal flui - o do David, principalmente. Na última terapia em grupo do ano me perguntaram qual o sentido do Natal. Na verdade foi uma pergunta aberta. Qual é o sentido do Natal? É a imagem da família sagrada, o Papai Noel do shopping? A árvore de Natal artificial, as luzes da casa mais decorada do bairro? É a ceia ou a rabanada? A TV ligada ou a conversa com as nozes de fundo sendo quebradas? Eu respondi reunion. Clichê, né. Acho que porque assim como o menino doentinho do conto eu também quero estar entre "alguém", entre os meus...entre o que me pertence. Diga para alguém que estou aqui.

Com a volta do sogrinho prevista para o dia 23 de dezembro já havíamos decidido passar o Natal entre nós. A ceia seria simples, porém com algumas novidades. E eu poderia descansar depois de um mês muito exigente e cansativo em que eu decidi confeccionar todas as prendas natalinas para os professores, terapeutas, amigos queridos... Trabalho gratificante, mas que me colocou para dormir na escuridão da noite muitas vezes. No meio desta agitação toda, dias antes do retorno do sogrinho, troco algumas palavras com a amiga Alê que nos convida para passar o Natal com a sua família e uma amiga dela. Achei a ideia ótima e comecei a revirar os livros em busca de receitas até porque eu não tenho experiência e intimidade nenhuma com o preparativo de pratos tradicionais natalinos. Salvo rabanada. A Alê foi o meu primeiro contato aqui nos EUA antes e quando me mudei, portanto tenho muito carinho por ela e os seus. Lembro-me de ligar para a Alê ansiosa querendo definir nossa ceia para me trazer um pouco de sossego. Ela deve ter achado graça. Risos. E, amiga boa que é, trouxe sossego sim. Nossa ceia foi farta, saborosa e aconchegante. Conforto para os nossos corações que se dividem entre dois continentes. Especialmente em uma época de nostalgia como essa...

                                   ~~~~~~~

O livro que mais consultei foi o Jerusalem do Ottolenghi e de onde saiu a receita de galinha que saboreamos na nossa ceia que também teve: tabule de quinoa com alface, arroz, sopa de lentilha, tender, strogonoff de cogumelos, purê de batatas e torta de frango. Yumyum.

Galinha assada com tupinambo e limão

Ingredientes:

450 gramas de tupinambos, descascados e cortados na longitudinal em 4 ou 6 pedaços

3 colheres de sopa de suco de limão fresco

8 pedaços de coxa e sobrecoxa com pele e ossos ou 1 galinha caipira em pedaços

12 chalotas cortadas ao meio na longitudinal

12 dentes de alho fatiados

1 limão cortado ao meio e então fatiado bem fininho

1 colher de chá de açafrão

3 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

2/3 de xícara de chá de água fria

1/4 de xícara de chá de folhas de tomilho fresco (usei desidratado com sucesso)

1 xícara de chá de folhas de picadas de estragão

2 colheres de chá de sal marinho

1/2 colher de chá de pimenta preta moída

Modo de preparo:

Coloque as raízes de tupinambo em uma panela, cubra com água, adicione metade do suco de limão e ferva. Abaixe o fogo e cozinhe por 10-20 minutos, até que estejam macias mas não moles. Escorra e deixe esfriar.

Transfira as raízes de tupinambo e todos os ingredientes restantes, com exceção do resto do suco de limão e metade do estragão, para um pote fundo usando as mãos para espalhar e cobrir os pedaços de galinha e tupibambos com os temperos. Cubra e deixe na geladeira marinando durante a noite ou por no mínimo duas horas.

Aqueça o forno a 240ºC (475ºF). Arrume os pedaços de galinha, pele para cima, no centro da travessa que vai ao forno e espalhe o restante dos ingredientes ao redor da galinha. Asse por 30 minutos. Então, cubra a travessa com papel alumínio e cozinhe por mais 15 minutos. Eu achei que precisou de mais tempo e assei por mais 15 minutos. Retire do forno e adicione o restante do suco de limão e estragão. Misture bem e prove. Sirva em seguida.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...