O Deus das pequenas coisas

Monday, May 19, 2014

O último dia das mães passou pela nossa casa como qualquer outro dia porque eu não tenho muito apego por estas datas. Liguei para a minha mãe, minha irmã, minha avó e minha sogra porque eu sei que elas fazem questão de celebrar o dia e eu amo cada uma delas. Eu e o Antonio estávamos super cansados e sem ânimo para passear naquele esquema-pressão social "hoje é dia das mães e tem que sair de casa para comemorar". A Estela chegou a falar "a mamãe escolhe onde vamos almoçar" e a mamãe que não estava com vontade nenhuma de comer nos restaurantes da região decidiu que o almoço ia ser no quintal mesmo depois de uma manhã na piscina. Toda a turma descontrol. E foi assim, da piscina para o supermercado e do supermercado para o quintal. A sobremesa foi comida no próprio super, cada um escolheu a sua, coisa mais bagunçada de se ver ... nem falando em voz baixa consegui conter a euforia dos três, estas criaturas que vêem no supermercado uma espécie de loja de brinquedo. 

Detalhe e ironia

Pedi para o Antonio fazer o churrasco. Ia ser churrasco. Bem fácil até abrir a churrasqueira justo "neste dia em que as mães descansam" e descobrir que eu esqueci de lavar a grelha antes de guardá-la no final do verão passado. Pequena morte. Não, enquanto eu lavava a grelha o Antonio passava uma água na churrasqueira com a Cecília pendurada na perna. Pura graxa. A grelha e não a Cecília. ;-) Estela e David cada um cuidando do seu negócio, boneca e videogame respectivamente. Foi quando nesse momento de ironia e tranquilidade me lembrei de mostrar para o Antonio o cartão que veio com a lembrança do dia das mães feita pelo David na escola. Ele tão observador escolheu justo aquilo que faço todo o final de semana para nós com as mãos c o m c u i d a d o (o cabelo bagunçado e uma dose de sono e impaciência tão matutina), sua receita favorita: chocolate pancakes.

De um dia qualquer para a síntese da maternagem

Mom 's Recipe for pancakes as told by David

1. White powder - puts it in a bowl
2. Puts in vanilla
3. Mix it up and turns into chocolate
4. She cooks it
5. Then I eat

Tem tantas coisas que eu amo nesta receita. A forma como ele descreveu o modo de preparo, a mágica transformação do trigo para uma massa de chocolate ! E é claro saber que meu filho reconhece meu carinho e cuidado. Que eu tenho prazer em fazer uma comidinha gostosa e nutritiva para ele. Porque se não fosse pelo dia das mães, este dia tão exageradamente comemorado, eu não ia ter registro dessa lembrança tão querida para ele (eles, já que o que eu faço para um eu faço para os outros) e tão significativa para mim.

She cooks. Then I eat it...

2 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...