Couscous israelense com pinólis e salsinha

Monday, May 12, 2014

Depois de contar as minúsculas bolinhas de semolina que sobraram na travessa no final do jantar tive que prometer para os três que da próxima vez não vou colocar pinólis, nuts, "essa que não é bolinha"...
Dei uma boa gargalhada. Quando gostam de uma determinada comida, gostam pra valer.

O couscous israelense que conhecemos hoje ganhou popularidade em Jerusalém com a chegada de judeus da África do Norte por volta de 1950, desde então criou raízes na cultura judaica tornando-se um prato bastante popular. Ottolenghi segue contando em seu livro Jerusalem que couscous é um daqueles ingredientes cuja origem do nome é um mistério quase que  impossível de ser desvendado e dono de ressentimentos no meio culinário da região. Feito em casa ou comprado seco no mercado cada povo tem o seu. Os palestinos têm como equivalente o maftoul, também servido em sopas ou ensopados, geralmente no vapor e reservado para ocasiões especiais. Os próprios Israelenses fazem um tipo de couscous um pouco menor chamado ptitim. Os libaneses são donos da versão cujo nome, mograbieh, oferece uma pista: da África do Norte, a pista mais próxima. Por enquanto, o nome couscous satisfaz as crianças que adoram repetí-lo em voz alta muitas vezes seguido de boas risadas. :-)

Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga divididas
1/2 xícara de chá de pinólis

1/2 xícara de chá de cebola shallot cortada em fatias finas

1 1/2 xícara de chá de couscous israelense

1 folha de louro

1 3/4 de xícara de chá de caldo de galinha caseiro

1/2 colher de chá de sal

1/4 de xícara de chá de salsinha

Modo de preparo:

Esta receita foi adaptada da embalagem de couscous israelense do Trader Joe's e é bastante simples e saborosa. Eu que dificilmente faço receita de embalagem (simplesmente porque quando compro um determinado ingrediente ele já tem destino) me surpreendi com o resultado. 

Derreta uma colher de sopa de manteiga em fogo médio-baixo. Adicione os pinólis e mexa até ficarem dourados. Transfira para um prato limpo.

Derreta o restante da manteiga na mesma panela que usou anteriormente. Adicione a cebola fatiada e refogue até amolecer. Acrescente o couscous e o louro e mexa bem até o couscous ficar levemente dourado. Adicione o caldo de galinha e o sal e deixe ferver. Reduza o fogo e cubra a panela até o líquido ter sido absorvido e o couscous ficado macio. Retire a panela do fogo e acrescente a salsinha e os pinólis.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...