Tzatziki refrescante

Saturday, February 1, 2014

Quando a Eleni, a senhora grega que alugou para nós em Astoria, me ensinou a fazer tzatziki, ela comentou que podia ser feito com creme azedo (sour cream) também. Como na época ela sempre trazia um pouco para nós ou nos chamava para comer com ela acabei levando muito tempo para fazer a minha versão e foi quando descobri que a minha favorita é justamente com o creme azedo, que de grego não tem nada. 

Tzatziki ou molho de pepino é um condimento grego feito com iogurte grego, pepino, alho fresco, hortelã, endro, azeite e sal, e que acompanha pães e carnes, o famoso churrasco grego. Geralmente faço sem azeite e sal sem comprometer em nada a receita e devoramos até acabar com almôndegas, frango, como molho para salada ou em sanduíches. 

:-)

Ingredientes:

3 pepinos médios

2 xícaras de chá de iogurte fresco orgânico

2 colheres de sopa de endro

2 dentes de alho amassados

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de hortelã fresco

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de suco de limão fresco

Modo de preparo:

Lave e descasque os pepinos. Rale-os em um ralador grosso ou corte-os em cubinhos. Acrescente 1 colher de chá de sal e deixe escorrer por uns 20 minutos. Alternadamente, coloque o pepino ralado em um pano de prato e esprema com cuidado até que todo o líquido tenha escorrido.

Transfira o pepino para uma tigela e acrescente o iogurte, as ervas, o azeite, o suco de limão e o restante do sal e misture bem. Coloque na geladeira até a hora de servir. Pode ser servido, e deve, em temperatura ambiente. Rende umas 4 xícaras de chá. 

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...