Mejadra restauradora

Friday, January 31, 2014

Eu sabia que em algum momento da vida do Baião ia haver um período de repouso,  sem registros de qualquer tipo, imagens e palavras. E a verdade é que esta pausa  me causou um certo desconforto: queria escrever mas não sentia ânimo equivalente a vontade de escrever. Talvez porque a vontade estivesse por um fio. Sentia que estava faltando com o próprio Baião e seus leitores. Com a cozinheira que mora dentro de mim. E como não é caso de deixar o repouso passar, quem sabe criar vigor, criei eu mesma a necessidade. E ela tem sabor de oriente. Mejadra. Um prato tão tradicional quanto ancião, popular por toda a Arábia, que combina arroz adocicado, lentilhas e cebolas fritas. Fiz os nossos levemente salgados omitindo algumas ervas e o açúcar, fica para a próxima Ottolenghi e Tamimi. As cebolas fritei com óleo de amêndoas, um óleo que não estraga e faz mal para a saúde quando aquecido em alta temperatura e servi com pedaços de galinha assada que foram marinados no limão, alho e temperos durante a noite. Foi um almoço reconfortante.

Ingredientes:

1 1/4 xícara de chá de lentilhas

4 cebolas médias

3 colheres de sopa de farinha de trigo comum (usei espelta)

1 xícara de chá (aproximadamente) de óleo de amêndoas

1 xícara de chá de arroz branco (basmati)

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1/2 colher de chá de açafrão

Água para cozinhar a lentilha e o arroz (usei caldo de galinha caseiro para o cozimento do arroz)

Sal e pimenta

Modo de preparo:

Deixe as lentilhas de molho durante a noite ou por algumas horas. Escorra a água e coloque-as em uma panela com água o suficiente para cubri-las e deixe ferver. Cozinhe por no máximo 15 minutos. Escorra e reserve.

Descasque as cebolas e corte-as em fatias finas. Coloque-as em um prato fundo e salpique a farinha mais uma colher de chá de sal mexendo bem com as mãos. Aqueça em fogo alto o óleo de amêndoas. Coloque com cuidado um pedaço pequeno de cebola na frigideira para saber se o óleo está pronto para ser usado, ele deveria chiar e borbulhar. Diminua a temperatura para médio alto e *cuidadosamente* adicione um terço das cebolas. Frite por mais ou menos 7 minutos mexendo de vez em quando até as cebolas ficarem crocantes e marrons. Corrija a temperatura se preciso para evitar das cebolas fritarem rápido e queimarem. Transfira para um prato coberto com papel toalha e salpique mais sal (eu pulei a parte do sal e não senti falta). Termine de fritar o restante das cebolas.

Passe um pano ou papel toalha na frigideira que usou para fritar as cebolas e prepare o arroz. Refogue cebola e alho no azeite e frite com cuidado o arroz. Acrescente o açafrão, as lentilhas e cubra com água e deixe ferver. Quando ferver diminua a temperatura e cozinhe por 15 minutos. Deixe descansar por 10 minutos e entao acrescente metade das cebolas mexendo com cuidado com um garfo. Transfira para o prato em que será servido e cubra com o restante das cebolas.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...