O sal nosso de cada dia

Wednesday, February 5, 2014

Cloretodesódiofóbicos, sal faz bem à saúde.

Bem, ao menos é o que a Cecília adverte, explicando a razão pela qual eu compro sal com muito cuidado e carinho.

Houve um período, distribuído em muitas semanas, em que a Cecília lambia o saleiro. Ela aparecia na cozinha determinada, sabida das necessidades do seu pequeno corpo e ia direto até o armário *possuir* o saleiro. Lambia ou passava o dedinho nos minúsculos grãos rosados e saía pela sala feliz com sensação de dever cumprido. Minha primeira reação foi a de vetar tamanho engenho, pois martelaram na nossa cabeça que sal faz mal, que está relacionado à pressão alta e tantos outros problemas. Minha segunda e definitiva reação foi a de observar. E observei que não acontecia todo dia, e mesmo quando acontecia era uma lambida ou duas e que muito provavelmente Cecília estivesse cuidando de uma necessidade de seu corpo. Corrigindo alguma deficiência ou pequena falta não sanada pela alimentação caseira ou pelo seu processo digestivo.

O nosso corpo sabe.

Em 1983 uma pesquisa que foi publicada no Journal of the American Medical Association revelou que o sal não tem efeito significativo na pressão sanguínea da maioria das pessoas. Outro estudo, desta vez de 1930, mostrou que a falta e deficiência de sal na dieta pode trazer muitos problemas para a saúde. Sally Fallon em seu livro Nourishing Traditions conta que a maioria das sociedades tradicionais faziam uso de algum tipo de sal. O sal oferece não só o sódio mas o cloreto que é fundamental na produção do ácido hidroclórico muito importante para o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. O cloreto também atua na ativação da amilase responsável pela digestão de alimentos ricos em carboidratos. Cada corpo uma sentença. Em alguns, o excesso de sal pode levar a uma perda grande de cálcio pela urina contribuindo para a osteoporose. Em outros pode levar a uma deficiência de potássio. Já outras pessoas necessitam de mais sal para ajudar a produzir enzimas intestinais, principalmemte nas culturas que consomem boa parte de seus alimentos cozidos.

Tão branco e puro, mas tão vazio

O processo de fabricação do sal de mesa é tão empobrecedor quanto qualquer outro processo da indústria de alimentos que envolve química pesada e alta temperatura. Neste processo todos os sais minerais e de magnésio presentes na água do mar são removidos dos grãos. Componentes do alumínio são empregados para dar ao sal o aspecto seco que conhecemos. Para repor o iodo perdido na refinação é adicionado iodeto de potássio que em quantidades altas pode ser tóxico. Efeito dominó, vejam só. Para controlar o efeito volátil do iodeto adiciona-se dextrose que pinta os grãos de sal de roxo. O sal então passa por um processo de clareamento, "refinamento" para restaurar sua cor branca. Sal de mesa? Não obrigada.

Sol e mar

Uma das melhores e mais ricas formas de extração salina acontece por meio do sol e é feita seguindo práticas ancestrais.  Quando o sal é permitido secar com a ajuda dos raios solares ele não só mantém a sua integridade como preserva o iodo orgânico presente na vida marinha dos oceanos. De acordo com Sally Fallon, este sal natural contém em torno de 82% de cloreto de sódio, 14% de macro minerais, principalmente magnésio e 80% de micro minerais (oligoelementos). Um dos maiores problemas de saúde relacionados à deficiência de iodo é o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Uma outra maneira saudável de consumir iodo é através dos caldos de carne e ossos que além do iodo possuem magnésio e potássio além de outros micro minerais. Caldos feitos com carcaça de peixe também são uma maneira nutritiva de fortalecer e apoiar a tireoide.

FALLON, Sally. Nourishing Traditions: the cookbook that challenges politically correct nutrition and the diet dictocrats. New Trends Pub., 1999.

2 comments:

  1. Oi, Isa!
    Esclarecedor. Não sabia dessa. Vou procurar por aqui outro sal além do refinado. Será que eu acho?
    Beijo,
    Mirian

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mirian!
      Acha sim. Procure sal marinho, do Himalaia ou Fleur de sel (flor de sal).
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Delete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...