Waffles de trigo vermelho e kombucha

Sunday, October 20, 2013

Acordamos tristes com o fim da visita do vovô Carlos e votamos em waffles para o café da manhã numa tentativa de levantar o espírito abatido e trocar as lágrimas por gotas de chocolate. O céu azul prometia um dia lindo e para combinar o David quis ajudar desta vez. Não fazia waffles há séculos e não estava me sentindo muito confiante porque a última experiência não tinha sido grande coisa.

Escolhi uma receita simples com trigo vermelho, ovos, leite, fermento e água com gás. Água com gás? E agora? Quem é que vai ao mercado com o sol nascendo? Lembrei-me do kombucha na geladeira e não tive receio de usá-lo já que ele é fermentado e consequentemente gasoso.

O David que é um grande apreciador de kombucha me olhou assustado quando me viu medindo sua bebida favorita e disse que não ia comer. Puts e agora? Segui adiante com a receita (David do lado mexendo tudo e reclamando) e acrescentei uma colher de sopa de melaço porque achei que a massa havia ficado um bocado salgada.

Como se não bastasse a minha improvisação maluca decidi trocar o óleo de coco por azeite (por pura preguiça de derreter o de coco). Um azeite que, apesar de leve e frutado, deixou os waffles ainda mais salgados. A Estela quis provar e não gostou. A única coisa que eu disse foi "com maple syrup e frutas vai ficar gostoso". E em seguida rezei. Hahaha!

Por milagre ficaram realmente uma delícia e cheios de substância. Da próxima vez vou usar soro de leite no lugar da água gasosa ou do kombucha e estou pensando em manter o azeite que não atrapalhou em nada no resultado final.

Ingredientes:

2 1/4 de xícaras de chá de trigo vermelho

2 colheres de sopa de cacau em pó puro de boa qualidade

1 colher de sopa de fermento em pó

1/4 de colher de chá de sal

2 ovos

1 xícara de chá de leite integral orgânico 

3/4 xícara de chá de água com gás (ou 1/4 de xícara de chá de água e mais 2/4 de xícara de chá de kombucha)

1/4 de xícara de chá de óleo de coco

1 colher de sopa de melaço

Gotas de chocolate

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos e os ingredientes molhados separadamente. Ligue a máquina de waffles. Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa lisa. Deixe descansar alguns segundos ou minutos dependendo se a máquina já chegou na temperatura certa para fritar os waffles. A minha máquina avisa quando está pronta para usar, se este for o seu caso também, então é fácil, simplesmente despeje a massa na superfície quente, jogue as gotas de chocolate por cima e feche a máquina. O waffle deve estufar e a máquina avisar. Repita a operação até não haver mais massa de waffle. 

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...