Hummus, um presente do oriente

Thursday, October 3, 2013

Houve uma época em que eu fazia hummus (pasta de grão-de-bico) quase toda a semana. A Cecília não era nem nascida e quem me acompanhava era o David e o Antonio. Levava em passeios, para a praia, parques e até nos encontros de mães da escola do David. Todo mundo adorava. A Estela chegou a provar muitas vezes, mas nunca se entusiasmou. Depois dei um tempo e comecei a fazer esporadicamente, só quando batia aquela vontade mesmo.

Na nossa última viagem ao Brasil experimentamos umas esfihas suculentas e um grão-de-bico tradicional feitos em um pequeno estabelecimento libanês de Curitiba escondido numa rua de pedra antiga. Um misto de restaurante com lanchonete de esquina e armazém vendendo grãos e temperos a granel e muitas outras iguarias da cozinha do oriente médio. Uma jóia no centro velho da cidade. 

Quando eu me sentei para escrever este post não conseguia me lembrar do nome do restaurante, nem o Antonio. Conversando com o sogrinho aprendi que o então Armazém Califónia fez parte da sua juventude, quando na época ele passava lá para lanchar depois de trabalhar na igreja aos domingos. Segundo a sogrinha que sabe de tudo, as receitas de esfihas, kibes, patês, etc. foram inspiradas nas receitas originais feitas pela mãe do próprio dono. Estes saudosismos na cozinha, entorno das refeições, rendem os melhores pratos. 

Nunca vou me esquecer desta esfiha de massa leve e crocante de carne recheada com cebola e tomate e um toque de limão. Um pequeno mistério. Agora só me resta tentar recriá-la para nós cinco. Daria um belo almoço para as crianças levarem para a escola ou lancharem no final do dia. Enquanto isso não acontece vou de pasta de grão de bico que eu tenho mais intimidade. :-)

Ingredientes:

2 dentes de alho amassados

2 latas de grão-de-bico escorrido e lavado ou duas xícaras cheias de grão-de-bico cozido deixado de molho na noite anterior

2/3 de xícara de chá de pasta de gergelim (tahini) de preferência caseira 

1/3 de xícara de chá de suco de limão espremido na hora

1/4 de xícara de chá de azeite extra virgem

1/2 colher de chá de sal marinho

Água para afinar e/ou ajudar a bater caso precise

Pinólis tostados

Pimenta vermelha

Salsinha para decorar

Fio de azeite ou manteiga clarificada (ghee)

Modo de preparo:

Em um processador de alimentos ou liquidificador potente bata o grão-de-bico até obter uma massa cremosa e em seguida acrescente alho, tahini, limão, azeite e água  (estes dois aos poucos para evitar do patê ficar líquido). Acrescentar o sal e provar. Rende de três a quatro xícaras. Salpicar a pimenta, colocar os pinólis e o azeite ou ghee e servir.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...