Mingau de aveia cremoso

Tuesday, August 27, 2013

Mingau. Uma das comidinhas de vó mais reconfortantes do planeta. 

Adoro no café da manhã ou no final do dia, especialmente no inverno. Durante a gravidez e depois dela. E enquanto eu misturo a panela tem sempre tem alguém de olho, ou deveria dizer de nariz do meu lado me fazendo companhia. :D

Ao longo dos anos meu mingau evoluiu. De super doce e instantâneo, para adoçado com mel ou frutas secas  e aveia integral que precisa ser cozida como nos velhos tempos.

A aveia, como todos os grãos, deve ser deixada de molho para auxiliar na digestão e facilitar a absorção dos nutrientes, incluindo minerais ferro e zinco, pelo nosso corpo. É uma etapa simples, que não requer nem cinco minutos do nosso tempo, mas que muito afeta o resultado final. Sem contar que reduz o tempo de cozimento pela metade. ;-)

Para deixar de molho basta colocar a aveia num prato fundo e cobrir com água morna adicionando 1-2 colheres de sopa de vinagre ou soro de iogurte ou suco de limão ou kefir. É um ou outro mesmo. É neste meio acídico que a magia acontece.

Ingredientes:

1 xícara de aveia orgânica integral

1 1/2 xícara de leite integral orgânico da fazenda (a marca Leitíssimo me impressionou nesta última visita ao Brasa, recomendo)

1/2 maçã ralada (uso a que tenho em casa)

Frutas secas

Canela

Mel puro ou adoçante integral da sua preferência.

Modo de preparo:

Escorrer e lavar bem a aveia que ficou de molho.

Levar ao fogo alto juntamente com os outros ingredientes. Menos o mel e a canela.
Mexendo sempre. 

Quando levantar fervura abaixar o fogo imediatamente e continuar mexendo até atingir uma consistência cremosa. Mais ou menos 5 minutos. 

Adicionar mel & canela e servir.

{de molho}

{cremosa e quentinha}

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...