Lemon verbena sorbet ... marrom

Friday, August 30, 2013

No nosso último sábado de Sophia Garden, antes de embarcarmos para o Brasil, trouxemos para casa um pote de lemon verbena que o fazendeiro recomendou deixar dentro de casa para evitar que o calor e sol forte matassem a delicada planta. Sinceramente não acreditei que meu potinho fosse aguentar tantas semanas sem cuidados, mas aguentou com indícios de que morreu e renasceu mais forte ainda. Assim como todas as minhas plantas. A mesa da cozinha parecia uma mini floresta tropical! 

Quando a Estela pediu para eu fazer sorvete de limão pensei num picolé simples feito com suco de limão fresco, água e açúcar. Então, lembrei-me da sorveteira, do pézinho de lemon verbena e pensei "vou é caprichar para a Estela". ♥

Lá fui eu para a cozinha tirar o pó da máquina. Mistura daqui, espreme dali e raspa de lá. Quase pronto com um perfume das arábias...

"Que cor é essa?!?!?"

Foi o que eu escutei enquanto lavava a louça. A Estela com a cara na máquina de fazer sorvetes não conseguia esconder a sua indignação ao ver que o sorbet de limão estava ... marrom!

"Esse tipo de açúcar é louco para tingir as receitas", respondi.

A mais pura verdade... A rapadura, ou sucanat como é conhecida por aqui, deixa seu rastro por onde passa: bolos, panquecas, vitaminas e agora sorbet! Não que isso seja um problema porque não é e o seu sabor intenso e incorpado faz tudo valer a pena no final. Outra coisa boa é que substitui fácil fácil o açúcar refinado branco (1:1) e é muito mais saudável.

Eu geralmente uso de 1/2 a 1 xícara em bolos sem comprometer o sabor só mesmo porque não acho que seja necessário mais que isso. Na receita de hoje decidi usar a quantidade exata porque eu nunca havia feito sorbet de limão na máquina antes. E apesar da cor atípica, ficou delicioso e super refrescante. Para (quase) fechar o verão com chave de ouuuuurrroooo. :-)

Ingredientes:

1 1/2 xícara de água

1 1/2 xícara de açúcar granulado branco (usei rapadura granulada, mas teria usado integral ou açúcar de coco se tivesse em casa)

1 xícara de suco de limão fresco

Raspas de limão

Algumas folhas de lemon verbena

Modo de preparo:

Em uma panela pequena misture o açúcar e a água até levantar fervura. Quando a calda ferver abaixe o fogo e deixe por no mínimo 3 no máximo 6 minutos até que o açúcar tenha dissolvido por completo.

Deixe esfriar a calda que nada mais é do que um xarope simples.

Prepare o suco de limão. Quando a calda tiver resfriado acrescente o suco, as raspas e as folhas de lemon verbena e despeje na sorveteira. Na nossa levou 45 minutos.

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...