Conserva de pepino - minha favorita!

Friday, August 23, 2013

Vou confessar uma coisa para vocês...

Comecei a gostar de conservas quando provei pela primeira vez uma rodelinha de pepino azedo que veio no meio de um sanduíche do McDonald's. Na época eu era criança e não ia com frequência, mas quando meus pais me levavam me sentia atraída por aquele intrigante sabor.

Felizmente eu não passei a vida indo ao McDonald's para saciar o meu desejo de comer pepinos. Porém, infelizmente eu levei muitos e muitos anos até descobrir a arte da fermentação e começar a fazer minhas próprias conservas. E para a minha surpresa era mais fácil do que eu pensava. E o resultado final a obra prima das conservas. ♥

A receita que vou compartilhar com vocês é apenas uma dentre as várias que existem mundo afora. Sintam-se livres para tirar e adicionar ervas e temperos de acordo com o seus paladares. São uma delícia acompanhando carnes e linguiças artesanais, saladas e sanduíches.

E lembrem-se, conservas devem ser consumidas com moderação. 

Ingredientes:

Pepinos orgânicos e de preferência frescos (o suficiente para encher o pote)

1 colher de sopa de semente de mostarda

2 colheres de sopa de endro (dill) 

Flores de endro

3 folhas de parreira 

Um punhado de manjericão fresco

4 dentes de alho frescos, mais se preferir

5 colheres de sopa de sal marinho 

1 litro de água 

Modo de preparo:

Dissolva as colheres de sal em água quente. 

Enquanto a água esfria, lave bem os pepinos e as folhas de parreira e coloque-os numa bacia de água fria. 

Quando a solução salina estiver fria e os pepinos descansados, corte as extremidades (talos e flores). 

No fundo do pote onde a fermentação vai acontecer coloque uma folha de parreira e um pouco dos temperos. Então, coloque os pepinos e repita o procedimento acima formando camadas. 

Cubra tudo com a solução de água e sal. 
Caso necessário coloque uma tampa pressionando os ingredientes para baixo. Deixe um espaço de um a dois dedos até a boca do pote. 

Feche bem e abra uma vez ao dia para permitir que o gás produzido pelas bactérias saia prevenindo assim do pote explodir no meio da cozinha (já li histórias, então não custa nada). 

Deixe descansar em temperatura ambiente por no mínimo três dias. A partir do terceiro dia eu gosto de provar para ser se já está do meu gosto. Costumo deixar por até uma semana dependendo da temperatura do lado de fora. Quanto mais calor faz, mais depressa ocorre a fermentação. 

Para mais informações: wildfermentation.com

No comments:

>

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...