Bolo de mirtilo

Wednesday, December 18, 2013

Fazia tempo que eu queria provar um bolo de mirtilo, destes para tomar com café no fim do dia, então quando eu encontrei a receita Blueberry Coffee Cake no livro da Elana Amsterdam marquei a página e anotei a lista de ingredientes para a minha próxima ída ao mercado.

Ultimamente tenho escrito listas gigantes, incluindo todos os ingredientes dos pratos e receitas da semana, que têm servido de exercício para a minha memória cansada. O mais curioso é que sempre que estou com a minha lista em punho (uma folhona de papel mesmo), um funcionário do supermercado me aborda para saber se preciso de ajuda. E muitas vezes, quando invento de cozinhar com algum ingrediente muito fora do meu repertório, eu preciso sim. ;-)

Este bolo foi uma agradável surpresa. O meu sogro e a Estela adoraram e a Estela pediu para levar para a escola de lanche no dia seguinte. A minha única tristeza foi não ter conseguido salvar uma única foto antes da mega limpeza que fiz no celular. Por isso os deixarei com a foto do livro. Vocês vão me agradecer. :D

Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de amêndoas

1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 de colher de chá de sal marinho

4 ovos caipiras

1/4 de xícara de chá de gordura vegetal do bem

1/4 de xícara de chá de açúcar de coco

1 colher de sopa de extrato de baunilha

1/2 xícara de chá de mirtilos

Cobertura:

1/4 de xícara de chá de gordura vegetal do bem

1/4 de xícara de chá de açúcar de coco

1/2 xícara de chá de farinha de amêndoas

1 colher de sopa de canela

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira para bolos redonda com a gordura vegetal e a farinha de amêndoas. Para fazer o bolo misture a farinha de amêndoas, o bicarbonato de sódio e o sal. Separadamente, bata os ovos, a gordura vegetal, o açúcar de coco e o extrato de baunilha. Misture bem os ingredientes secos e molhados e por fim acrescente os mirtilos. Transfira a massa para a assadeira já untada e reserve.
Para fazer a cobertura bata bem a gordura o açúcar até formar um creme. Acrescente a farinha e a canela e misture maia um pouco. Polvilhe por cima da massa crua e leve ao forno por 30-40 minutos. Deixe o bolo esfriar e então sirva.

AMSTERDAM, Elana. Paleo Cooking from Elana's Pantry. 1 ed. Berkeley: Ten Speed Press, 2013. 24 p.  
www.elanaspantry.com

2 comments:

  1. Comprei mirtilos no domingo, mas já comemos todos, rsrs... Vou tentar a receita da próxima!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...