Pages

Friday, August 30, 2013

Leite de amêndoas caseiro

O que me motivou a aprender a fazer o nosso próprio leite de amêndoas foi esse nome feio aqui: carrageenan. Praticamente todos os leites vegetais aqui nos EUA, incluindo orgânicos, contém esta substância já que ela é permitida e considerada "safe" ou segura para consumo. Só mesmo entre áspas e feito em casa! Infelizmente o emprego desta substância não se restringe aos leites vegetais. Um olhar mais atento vai descobrir que ela se encontra em sopas de lata e embalagens de caixinha, iogurtes e embutidos. Triste realidade...

O que vem a ser carrageenan?

Carrageenan é um aditivo natural extraído da alga marinha vermelha. O seu processo de extração ocorre de duas maneiras. Uma através de alkali e outra através de ácido. Quando feita por meio de ácido carrageenan se transforma em uma molécula de baixo peso e passa a ser chamada de degraded carrageenan ou carrageenan degredado.
Degraded carrageenan é um agente inflamatório tão potente que é usado com frequência para induzir inflamações e outras doenças em animais de laboratório com a finalidade de testar remédios antiinflamatórios e novas drogas farmacológicas.
Há quatro décadas cientistas alertam sobre os males do seu uso na indústria de alimentos. Pesquisas feitas com animais mostram que o carragenan usado nos alimentos causam inflamações gastrointestinais, lesões nos intestinos, úlcera e tumores malignos.

O Instituto Cornucópia nos Estados Unidos publicou um relatório extenso sobre o uso do carrageenan e suas consequências para a nossa saúde que vale a pena ler.

Agora para tirar o gosto ruim que ficou registro aqui a nossa receita saborosa de leite de amêndoas que nós usamos em bolos, vitaminas, picolés, ou para fazer o nosso achocolatado. Uma excelente alternativa ao leite de soja e naturalmente mais rico que o leite de arroz. Gosto de usá-lo tanto quanto o de vaca. 

Ingredientes:

3 xícaras de amêndoas (orgânicas e raw sempre que possível)

6 xícaras de água para a etapa em que ficarão de molho

5 xícaras de água para bater no liquidificador na etapa final

Mel, rapadura ou tâmaras podem ser usadas para adoçar.

Modo de preparo:

Deixar as amêndoas de molho por no mínimo 7 horas até 24 horas. Este processo auxilia na digestão e absorção dos nutrientes pelo corpo.

Escorrer e lavar bem, e em seguida bater no liquidificador com as 5 xícaras de água até atingir a consistência de leite.

O leite está pronto. Agora é passar na peneira e curtir. As fibras podem ser usadas em bolos ou transformadas em farinha. 

1 comment: